Ana Olivia da Fonseca Montebelo

• Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica – Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP
• Especialização em Neuropsicologia – Faculdade de Medicina da USP
• Pós-graduação em Distúrbios Globais do Desenvolvimento – Universidade de São Paulo
• Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI
• Tutora Qualificado Cogmed.
• Treinamento em Cognição Social e Cognição – Universidade Da California Los Angeles, Green Lab, UCLA, Estados Unidos.

Ainda muito jovem, eu era identificada como “boa ouvinte” pelos meus familiares e amigos. Sem dúvida nenhuma minha carreira de psicóloga já estava definida desde cedo. Mas um grande interesse pela área de exatas, fez com que eu agregasse métricas aos métodos de avaliação dos pacientes. Foi aí que agreguei a especialização em Neuropsicologia à minha formação.

Como neuropsicóloga há mais de 15 anos, atendendo crianças, adultos, e idosos, eu lanço mão de parâmetros mensuráveis como instrumentos de avaliação dos pacientes a fim de entender a expressão do cérebro através do comportamento. Na realização do processo de avaliação neuropsicológica me mantenho sempre atualizada a respeito de novos instrumentos, métodos e estudos que são feitos não somente no Brasil como fora dele também. Eu mesma fui a Universidade da Califórnia para aperfeiçoar o conhecimento sobre novos instrumentos, sendo um deles objeto de estudo do meu mestrado que já estava em andamento e que quando concluido validou para o Brasil a bateria cognitiva consensual para avaliação de pessoas com diagnóstico de esquizofrenia.

Atualmente, eu me considero uma profissional completamente apaixonada pelo trabalho e muito entusiasmada por cada paciente, na esperança de lhe dar mais qualidade de vida, sendo mais independente e cada vez mais funcional. Todos os dias eu ainda me emociono com os feedbacks que recebo sobre a evolução dos pacientes, sobretudo quando dentro das suas condições e limitações retomam atividades que haviam parado de fazer.
Ouvir frases como “estou conseguindo” ou ainda, “hoje a hora do nosso trabalho passou rápido” são extremamente motivadoras para mim.

Avaliar pessoas e treinar o cérebro para que os pacientes possam se sentir cada vez mais úteis são alguns dos meus principais objetivos de trabalho diário. Se você gostaria de saber mais sobre Neuropsicologia ou sobre o meu trabalho, por favor, agende sua avaliação e seja muito bem-vindo (a) ao meu consultório.